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QUANTO VALE A SUA MARCA?




Dinheiro realmente faz diferença. Mas não é só de dinheiro que uma empresa é determinada "Empresa de Sucesso". Vários exemplos de empreendimentos esbanjando dinheiro que não obtiveram sucesso estão espalhados por aí. E dentre vários motivos, um é o mais decisor. Veja qual é e como você pode fazer para não cometer esse erro.


O MOTIVO PRINCIPAL: BRAND EQUITY

Na maioria dos casos de fracasso, o motivo principal foi a falta de atenção e investimento ao brand equity.

Agora, a maioria das empresas que investem pesado e dão uma atenção especial nesse quesito têm obtido resultados cada vez melhores a medida que o tempo passa.

O QUE É BRAND EQUITY?

 Brand Equity é, de uma forma simples, o Valor de Marca.

Diferentemente do valor do patrimônio físico de uma empresa, o valor de marca é intangível e segue alguns critérios abstratos de avaliação.

O Brand Equity é como o público enxerga a sua marca, qual a visão que seus possíveis clientes tem sobre ela. Ele pode ser positivo ou negativo, já que as pessoas também nutrem visões negativas de determinadas marcas.

Podemos dizer então que o valor da marca está diretamente ligado ao Branding, já que este tem o papel de fortalecer a marca. Um bom branding gera um bom brand equity.

 VANTAGENS DE UM BRAND EQUITY DE ALTO NÍVEL

É capaz que você se pergunte: será que vale a pena um alto investimento em brand equity?
A resposta é clara: SIM!

O valor de marca influencia diretamente na capacidade de lucro que uma empresa e também de se manter relevante no mercado. Existem pelo menos 3 fatores que podem influenciar no brand equity da sua empresa.

 O PODER DE INFLUÊNCIA DA SUA MARCA NO MERCADO

As marcas mais fortes sempre ditam o ritmo do mercado, e falamos em mercado de um modo geral.

O mercado vai desde o seu público, seus concorrentes até a imprensa, distribuidores e todos que fazem parte desse processo.

Essas marcas tem uma influência tão grande e estabelecida que são capazes de "decidir" a data de lançamento de produtos, preços e até as estratégias de marketing.

Isso gera uma enorme vantagem competitiva contra os seus concorrentes diretos.

PERCEPÇÃO DE VALOR DOS CLIENTES

Esse é um dos fatores que mais chamam a atenção quando a questão é o valor e a influência de uma marca. 

A percepção de valor que o cliente tem com determinado produto muda de acordo com o valor da marca. 

Quanto melhor a marca é posicionada no mercado e maior for o valor dela para o público, o cliente aumenta sua percepção de valor nos produtos, não se importando em pagar mais caro por um produto igual ou até inferior a outro simplesmente por causa da marca. Acho que você já consegue pensar em um exemplo clássico para isso não é?  

 LEALDADE À MARCA

Isso pode definir o líder inalcansável de um nicho de mercado. Isso é, porque o maior trunfo de uma marca é quando ela pode contar com a lealdade dos clientes.

Quando a marca possui um alto nível de Brand Equity, os seus clientes voltam a comprar ao longo do tempo e acabam tornando-se verdadeiros defensores dessas marcas, um ótimo exemplo disso são as marcas de smartphone, que lançam modelos novos ano após ano e fidelizam seus clientes de tal forma que acabam surgindo richas dentro desse nicho.

Além de serem defensores, esses clientes leais acabam, de forma orgânica, trazendo novos clientes para a marca.

UM EXEMPLO QUE NUNCA SAI DE MODA

O exemplo mais característico de Brand Equity é a Apple. Um clássico dos exemplos mas que representa da melhor forma possível o poder do Branding e do Brand Equity tornando seus clientes verdadeiros defensores fiéis da marca.

Viu como é importante executar uma boa estratégia de Branding e alcançar um Brand Equity de Alto Nível? O que achou dessa dica, você já conhecia Brand Equity? Comente aqui embaixo!

                                                          por André Felipe Portugal

Grife de Ideias

A Grife de Ideias é um escritório de agenciamento artístico e comunicação que planeja e executa, de forma estratégica, ações integradas voltadas ao marketing, assim criando conexões entre anunciantes e celebridades, gerando resultados de forma simples e eficaz.

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